• Adailton Soares

O Mapa Não é o Território



Essa é apenas uma metáfora para nos lembrar de que tudo que acreditamos e realizamos é apenas uma questão de percepção.


Cada pessoa percebe o mundo de uma forma única, de acordo com seus filtros mentais, esses filtros funcionam como uma lente de um óculo, que modifica o modo como percebemos o mundo. Esses filtros são criados pela nossa cultura, nossa experiência de vida, pelas nossas crenças e valores. É por isso que diante de um mesmo fato, cada pessoa tem uma experiência diferente. É por isso que numa exposição duas pessoas olhando para um quadro, por exemplo, de estilo pós-moderno, uma delas fica maravilhada e outra pessoa vê apenas borrões e rabiscos.


Essa é apenas uma metáfora para nos lembrar de que a maneira como vemos e interpretamos o mundo não é o mundo real. O mapa não é o território, e nós vivemos no nosso mapa e não no território e de que a experiência direta da realidade não nos é possível. Quanto mais rico nosso mapa, melhor a gente se orienta no território. Pessoas eficazes, bem sucedidas, têm mapas ricos e detalhados, são felizes, progridem e se divertem.


Quem tem um mapa limitado fica mais frequentemente enrolado, tem problemas, fracassa, deprimem-se e culpa a crise.


A PNL possui ferramentas para expandir e detalhar nossos mapas, fazendo com que as limitações sejam superadas, e pense bem: as limitações só existem no modelo mental e não na realidade.

6 visualizações0 comentário
CONTATO

adailtonsoares@gmail.com

(31) 98448-0525

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black YouTube Icon