Procure curar um relacionamento tóxico antes de se livrar dele


Uma irmã alcoólatra, um chefe dominador ou um amigo que tende a nos intimidar e reclamar... Muitas vezes, somos levados a manter relacionamentos não saudáveis e tóxicos, pois eles envolvem pessoas consideradas importantes na nossa vida.


E quando você começa a ter consciência de si mesmo e a reconhecer seu valor e sua força, surge o desejo de não cultivar mais aquela relação.


Você está certo. Afinal, agora o seu objetivo é evoluir e deixar de se mostrar menos do que você é de verdade, em qualquer situação e com qualquer pessoa.


Porém, o recado que eu gostaria de dar é que você não deve simplesmente se livrar dessas relações. O primeiro impulso nessas situações é querer julgar a outra pessoa, culpando-a pelo que está acontecendo e pela falta de sensibilidade dela.


No entanto, você também deve assumir essa responsabilidade. Afinal, você – e sua versão fraca, carente, insegura, amedrontada, culpada – permitia esse tipo de dinâmica entre vocês.


Vá à sua memória e analise as maneiras que você abria mão do seu poder pessoal. Admita que você não teve coragem de dizer a verdade. Confesse que não estava colocando os limites que deveria definir.


Ao assumir a responsabilidade por suas escolhas e por seu comportamento, você poderá mudar completamente a dinâmica e buscar um relacionamento saudável ao invés de rompê-lo de imediato.


Depois dessa reflexão, diga a outra pessoa a verdade, peça desculpa a ela por não saber como lidar com suas próprias necessidades e, por não determinar os limites que você gostaria e diga o que você espera do relacionamento.


Tenha em mente que a pessoa pode não gostar da sua franqueza, reagindo de forma inadequada ou chantagista, mas com o tempo é provável que ela aceite a mudança e se ajuste.


Porém, se ela romper com você, fique tranquilo, afinal você teve a oportunidade de mostrar quem realmente você é e o que deseja.


Nunca permita que seus relacionamentos sejam a partir das partes mais frágeis e carentes de ambos. Construa seus relacionamentos a partir do adulto e sábio de cada um de vocês. E se não der certo, fique tranquilo, livre-se desse relacionamento tóxico com a consciência que você agiu de todas as formas que podia em busca de fazer aquilo dar certo.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo