• Adailton Soares

Sem obrigação, culpa ou medo: como falar a verdade e definir limites em uma relação


Todos os relacionamentos (amorosos ou não) são uma troca, com conexões que alimentam ou drenam nossa energia. Essa troca pode se tornar negativa, nos levando a relações tóxicas, quando permitimos que outra pessoa determine o nosso valor.


Tudo isso porque, muitas vezes, carregamos um sentimento de obrigação, culpa ou medo. Essas sensações nos dominam da seguinte forma:


· Obrigação de que, de alguma forma, eu sou responsável pela felicidade de outras pessoas, e essa obrigação com elas é mais importante do que a minha obrigação comigo mesmo.


· Culpa, porque sinto que sou obrigado a retribuir tudo o que me foi dado e pressuponho que não posso tomar certas atitudes pois elas podem ofuscar as outras pessoas ou fazê-las se sentirem mal sobre si mesmas.


· Medo de que, se eu não agradar constantemente o outro (geralmente às minhas próprias custas), ele vai me deixar.


E algo importante ao observar ao vivenciar esses tipos de sentimentos em um relacionamento é que, quando você tem essa dinâmica com outra pessoa, raramente ela vai dizer:


"Ei, vamos ver se não podemos fazer essa conexão ser mais saudável para nós dois?". Pois não é ela que está sendo afetada negativamente. Portanto, cabe a você tentar evoluir dessa louca dinâmica de conexão.


Você não precisa deixar o relacionamento para se livrar disso. O caminho é dizer a verdade e estar disposto a estabelecer um limite.


Para superar o medo, a obrigação ou a culpa, você deve se perguntar:


Qual verdade não estou falando?

E qual limite não estou estabelecendo?


Respire fundo e junte sua coragem para encarar o outro. Diga a ele o que é mais difícil de expressar. Busque esclarecer e definir o limite que tem sido mais difícil de estabelecer.


Então, deixe as fichas caírem onde puderem. A capacidade do outro de lidar com isso não está sob seu controle. Melhor desapontar alguém do que se trair.

Tenha fé em sua capacidade de evoluir.


E então, já está pensando em qual verdade você precisa falar? Qual limite você precisa definir para ser livre, feliz, saudável e completo?

6 visualizações0 comentário
CONTATO

adailtonsoares@gmail.com

(31) 98448-0525

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black YouTube Icon